O aluno como indivíduo dentro da faculdade
Entre outros, um tema importante a ser considerado quando se fala em faculdades de modo geral, e faculdades de Direito em particular, é o realtivo ao que o aluno representa para a faculdade.
Não é fácil, admita-se, que uma faculdade de Direito zele por todos os alunos e ao mesmo tempo por cada um individualmente. Mas é o ideal. Pois cada indivíduo tem seu rítmo de desenvolvimento, e por isso, para que o aluno tenha uma formação jurídica adeaquada, é necessário que o ensino lhe seja direcionado individualmente. Com isso não queremos dizer que o ensino deve se adaptar a cada aluno, mas deve ser dada ao aluno a oportunidade de se adequar às exigências do ensino, impostas a todos os alunos.
O papel do professor é essencial na percepção do ritmo de cada aluno. Mas isso torna-se praticamente impossível em salas com mais de 30 alunos (número já bastante elevado), o que contribui para a utilização de métodos que talvez não atendam às necessidades da formação jurídica (exemplos: aulas puramente discursivas, poucas oportunidades ou tempo para a participação do aluno etc.).
Evidentemente, o aluno deve se empenhar para ter uma formação jurídica adequada. Mas é função da faculdade dar-lhe oportunidade para isso.
Não é fácil, admita-se, que uma faculdade de Direito zele por todos os alunos e ao mesmo tempo por cada um individualmente. Mas é o ideal. Pois cada indivíduo tem seu rítmo de desenvolvimento, e por isso, para que o aluno tenha uma formação jurídica adeaquada, é necessário que o ensino lhe seja direcionado individualmente. Com isso não queremos dizer que o ensino deve se adaptar a cada aluno, mas deve ser dada ao aluno a oportunidade de se adequar às exigências do ensino, impostas a todos os alunos.
O papel do professor é essencial na percepção do ritmo de cada aluno. Mas isso torna-se praticamente impossível em salas com mais de 30 alunos (número já bastante elevado), o que contribui para a utilização de métodos que talvez não atendam às necessidades da formação jurídica (exemplos: aulas puramente discursivas, poucas oportunidades ou tempo para a participação do aluno etc.).
Evidentemente, o aluno deve se empenhar para ter uma formação jurídica adequada. Mas é função da faculdade dar-lhe oportunidade para isso.