Forense Contemporâneo
BLOG DE OPINIÃO JURÍDICA DO ADVOGADO GUSTAVO D'ANDREA |
IR PARA A PÁGINA INICIAL
ATENÇÃO: ESTE BLOG ESTÁ EM NOVO ENDEREÇO - http://dandrea.wordpress.com

[CONSULTE SEMPRE UM ADVOGADO]

08 julho 2006

Valorização da advocacia

É importante que o advogado se auto-valorize e valorize a sua profissão. Estou dizendo isso porque tenho notado que cresce a cada dia a atenção sobre a advocacia, e a sociedade vai formando uma imagem do advogado.

A advocacia não é só prática processual. A advocacia envolve o conhecimento do Direito e a sua utilização para o fim de desenvolvimento da sociedade. Não consigo ver a advocacia apenas como uma prática para obtenção de decisões favoráveis prolatadas pelos juízes. A prática da advocacia envolve muito mais do que isso, pois ela tem o fim da realização de direitos, o que leva à necessidade de respeito aos direitos.

A ética profissional é fundamental, porque ela é capaz de evitar a rivalidade entre profissionais. Se um profissional valoriza a sua profissão, ele dará atenção à ética, pois admitirá que o respeito mútuo entre profissionais é um dos principais sustentáculos da profissão.

Entendo como necessários o fortalecimento da ética na advocacia, bem como o desenvolvimento da formação do advogado para que direcione seu conhecimento e atuação para o bem da sociedade.